Pesquisa

Sobre o Autor e Curador do Blog


Fernando Ribeiro nasceu em Ribeirão Preto em 20 de fevereiro de 1987. É formado em Sociologia pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), e Umbandista desde os 15 anos de idade. Atende também pelo pseudônimo "Pirro D'Obá", nome que utiliza para disseminar conhecimentos umbandistas e mensagens de paz nas redes sociais. 

Frequentou a princípio terreiros de Candomblé e Umbandomblé (Omolokô de nação Jeje), porém aos 18 anos acabou sendo convidado (pelas mães Sueli e Verinha) para ser aprendiz no curso de Magia das 7 Chamas Sagradas, idealizado pelo nosso grande Pai Rubens Saraceni. A partir de então acabou se fixando na Umbanda, e tendo-a como sua doutrina e filosofia cosmológica.


Percebendo o preconceito que as religiões de matriz africana sofriam dentro do território brasileiro (e que pôde sentir na própria pele em alguns episódios de sua vida), acabou desde muito cedo se interessando pela história e formação sociológica dos cultos trazidos pelos ancestrais em navios negreiros aqui em nosso país.

Unindo Teologia, História e Sociologia pretende com este Site (UTHiS! Umbanda - Tradição; História e Sociologia) auxiliar na extinção dos preconceitos que nós Umbandistas sofremos, e acima de tudo levar a beleza de nossa cultura aos recônditos mais distantes possíveis.

Se antes sofríamos pela presença de discursos dispersos sobre nossas crenças e costumes nos mais variados seguimentos intelectuais; hoje a Umbanda pode contar com pensadores orgânicos, que além de se aprofundar nas raízes litúrgicas, ritualísticas e teológicas, seguem em paralelo aprimorando o discurso com a lógica, a razão e a retórica que tanto nos é cobrada para defendermos aquilo em que acreditamos.

Não são poucos os intelectuais Umbandistas que fazem esse trabalho. E nosso autor (seja escrevendo ou trazendo artigos) pretende contribuir ainda mais para que juntos possamos evoluir e assistir o crescimento e o reconhecimento que nossa religião de Umbanda merece no Brasil e no Mundo!!


Registro do 1º certificado de magia recebido pelo Pirro por seu ingresso em 2007. De lá para cá ele percorreu os 21 graus propostos pela doutrina  de Rubens Saraceni.


Veja os artigos escritos pelo Fernando Ribeiro:


>> O Tempo