16 de mai. de 2017

Obá; Teogonia de Umbanda - Por: Rubens Saraceni

Orixá Obá
Obá é uma divindade cósmica gerada em Deus na sua qualidade concentradora, que dá consistência e firmeza a tudo que cria. Ela é o elemento terra que dá a sustentação e germina em seu ventre terroso todas as sementes do conhecimento. 

Ela é uma divindade unigenita que possui um magnetismo negativo, atrativo e concentrador, que polariza com Oxóssi e atua como concentradora do raciocínio dos seres, expandido por ele.



É unigenita porque é em si mesma a qualidade concentradora do Divino Criador, qualidade esta associada a verdade já que só o que é verdadeiro tem em si mesmo uma densidade e uma resistência própria que o eterniza no tempo e na mente dos seres.

Obá, nas lendas é tida como a "Orixá da verdade".

Este é o mistério de Deus corretamente interpretado, pois ela é a divindade que é em si mesma a qualidade divina que esgota os seres cujo raciocínio se desvirtuou, gerando falsos conceitos religiosos paralisadores da evolução e desequilibradores da fé.

Obá é circunspecta, de caráter firme e reto, de poucas palavras e de uma profundidade única nas suas vibrações retificadoras do raciocínio dos seres.

Oxóssi é visto como o doutrinador pensante, é expansivo. Já Obá é vista e interpretada como a mesma rigorosa, inflexível e irredutível nos seus pontos de vista (conceitos sobre a verdade). Ela não é envolvente, mas sim absorvente. Ela não é amorosa, mas sim corretiva, e não se peja se tiver de esgotar toda a capacidade de raciocínio de um ser que se emocionou e se desequilibrou mentalmente.

Por ser em si a qualidade concentradora do criador Olorum, Obá também gera em si suas hierarquias racionalistas e circunspectas, e sua qualidade que é passada a seus filhos, que a absorvem e tornam-se racionalistas, circunspectos, muito observadores e pouco falantes.

A atuação de Obá é discreta pois ela é tão silenciosa quanto a terra, seu elemento, e quem está sendo paralisado nem percebe que está passando por uma descarga emocional muito intensa. Mas algum tempo depois já começa a mudar alguns de seus "conceitos" errôneos ou abandona a linha de raciocínio desvirtuado e viciado que o estava direcionando.

O campo em que Obá mais atua é o religioso. Como divindade cósmica responsável por paralisar os excessos cometidos pelas pessoas que dominam o conhecimento religioso, uma de suas funções é paralisar os conhecimentos viciados e aquietar os seres antes que cometam erros irreparáveis.

O ser que está sendo atuado por Obá começa a desinteressar-se pelo assunto que tanto o atraía e torna-se meio apático, alguns até perdendo sua desvirtuada capacidade de raciocinar.

Então, quando o ser já foi paralisado e teve seu emocional descarregado dos conceitos falsos, aí ela o conduz ao campo de ação de Oxóssi que começará a atuar no sentido de redirecioná-lo na linha reta do conhecimento.

Obá, com seu poderoso magnetismo, absorve as energias irradiadas pelos pensamentos dos seres que estão dando mal uso aos seus conhecimentos e os envia ao seu pólo oposto negativo escuro, para descarregá-los neles assim que desencarnarem, quando receberão terríveis choques mentais que chegam a levar alguns ao estado de demência, tornando-os irreconhecíveis.

Seu pólo magnético é tão atrativo quanto a gravidade do planeta Terra. E por isso ela não irradia cores e mostra-se de cor magenta ou terrosa. Mas Obá é bicolor, pois é terra/vegetal ou a seiva viva onde as sementes germinam. E entre estas sementes está a do conhecimento.

[Texto extraído do livro: Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada, pág 155/156]
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário