16 de mai. de 2017

Logunã; Teogonia de Umbanda - Por: Rubens Saraceni

Orixá Logunã
Logunã é uma divindade ativa da fé e é em si mesma esse mistério divino, pois gera religiosidade o tempo todo e a irradia ou absorve conforme as necessidades. Se o ser está apático, ele a recebe, e se está emocionado, a tem esgotada.



Logunã (Oyá Tempo) é Orixá do tempo e seu campo preferencial de atuação é o religioso, em que atua como ordenadora do caos religioso, ativando ou paralisando a qualidade religiosa dos seres movidos pelos sentimentos de fé. Suas irradiações espiraladas são alternadas e direcionadas, só alcançando os seres apatizados ou emocionados, esgotando o emocional dos seres que estão vibrando sentimentos religiosos desequilibrados.

As hierarquias de Logunã (Oyá Tempo) são formadas por seres naturais circunspectos, glacialmente religiosos e muito respeitosos, não admitindo arroubos religiosos de espécie alguma à volta deles.

Todos os seres que pregam a sua fé com emotividade e a vivenciam com fanatismo estão sob a irradiação de Logunã (Oyá Tempo). Todo ser que faz de suas práticas religiosas um ato de exploração da "boa fé" de seus semelhantes será punido por Logunã (Oyá Tempo) e será esgotado em seus enregelantes domínios cósmicos.

Logunã (Oyá Tempo) é muito temida, pois é a própria frieza de Deus para com seus filhos desvirtuados que deturpam sua qualidade divina (a fé) e, a partir de seus vícios e desequilíbrios, ludibriam a "boa fé" de seus semelhantes.


[Texto extraído do livro: Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada, pág 150]
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário