24 de abr. de 2017

Leal de Souza; O Primeiro Autor Umbandista - Baixe os Livros Grátis


Antônio Eliezer Leal de Souza foi um poeta parnasiano, escritor, jornalista e um dos mais antigos umbandistas do Brasil.

Leal de Souza, era escritor consagrado, se tornou conhecido com títulos publicados no início do século passado: Bosque sagrado, 1917; A mulher na poesia brasileira, 1918; A romaria da saudade, 1919, e Canções revolucionárias, 1923.


A Literatura Umbandista como bem sabemos, surge tardiamente. Os primeiros textos publicados por Leal de Souza são de 1924, no jornal "A Noite", onde relata suas experiências com os espíritos. Em busca de matérias e encontros com o Espiritismo prático. Deparando-se com trabalhos de Umbanda, acaba chegando a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, onde passaria a “trabalhar” com Zélio Fernandino de Moraes, aceitando a missão de dirigir a Tenda Nossa Senhora da Conceição, uma das tendas fundadas pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas.

Inicialmente participou, como repórter, de uma sessão em que o Caboclo das 7 Encruzilhadas e Pai Antônio curaram um rapaz considerado "louco". Em 1925, todas as reportagens do jornal são organizadas em um livro chamado "No mundo dos espíritos", primeira obra publicada a relatar trabalhos práticos de Umbanda.

Com certeza Leal de Souza é um dos autores mais importantes na história da Umbanda, conhecimento obrigatório para todo umbandista que se interesse pelo movimento e que queira entender um pouco mais a fundo os processos pelo qual passou a religião.

Foi o primeiro escritor umbandista da história, que escreveu o livro basilar da doutrina do Caboclo das Sete Encruzilhadas em 1933, “O espiritismo, a magia e as sete linhas de umbanda”. Considerada a Obra Prima do autor, foi escrita com tanta clareza, indo direto às questões essenciais da religião, que ainda nos dias de hoje é muito atual e de leitura fundamental a todos os umbandistas e/ou pesquisadores.

Não faltam qualidades a Leal de Souza, tanto intelectuais quanto mediúnicas. No primeiro título umbandista está presente o conceito de 7 Linhas de Umbanda, marcando para sempre a importância desse conceito no entendimento das faixas em que atuam os Orixás e Mentores da religião. Para Leal de Souza, 7 Linhas de Umbanda são as 7 divisões da Linha Branca de Umbanda, nesta ordem:

Oxalá - Jesus - Nosso Senhor do Bonfim, cor branca;
Ogum - São Jorge, cor vermelha;
Euxoce (Oxóssi) - São Sebastião, cor verde;
Xangô - São Jerônimo, cor roxa;
Nhá-San (Iansã) - Santa Bárbara, cor amarela;
Amanjar (Iemanjá) - Virgem Maria - Nossa Sra da Conceição, cor azul;

Santo ou Linha das Almas, considerada uma linha transversal, não possui sincretismo com santo e nem cor que a identifique.

Além dessas linhas, há a Linha Negra (Linha de Exu) e oposição a Linha Branca de Umbanda, representada pela cor preta de Exu. Esta se relaciona com as demais linhas, mediada pela Linha de Santo.

O autor comenta ainda, no mesmo livro, no Capítulo III, à página 12, as subdivisões do espiritismo:

O espiritismo de linha compreende, pelo menos, 99 subdivisões, ou linhas que, que são as que eu tenho conhecimento, nem todas, porém praticadas à beira de Guanabara.
Conta-se, finalmente, a Linha Branca de Umbanda, com suas 7 secções [...]

Não havia literatura umbandista anterior a essa obra, como material de consulta; portanto, concluímos que esse livro relata o entendimento de Leal de Souza sobre a obra de Zélio de Moraes, sua única fonte prática e teórica umbandista. Apenas não podemos desprezar a formação anterior, espírita, espiritualista e intelectual de Leal de Souza como um filtro para o seu entendimento e apresentação da Boa Nova Umbandista.

No mesmo livro, constam textos sobre Zélio de Moraes, Caboclo das 7 Encruzilhadas e sobre 3 das tendas fundadas até então (Nossa Sra da Piedade, Nossa Sra da Conceição e Nossa Sra da Guia).



Abaixo seguem Downloads dos escritos desse grande ícone de nossa amada Umbanda:
*Obs: Caso seu computador não tenha o Leitor de Arquivos PDF, CLIQUE AQUI para instalar.





Fonte.
* Livro - História da Umbanda, uma Religião Brasileira (Alexandre Cumino). Pags- 222-225
* Entrevista com Leal de Souza 1959 -  Espaço Aberto Estudos de Umbanda
* umbanda.com.br
* Primeiros Autores Umbandistas - Povo de Aruanda
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário