2 de jan. de 2017

Orixás e suas Lendas


Toda lenda é uma narrativa de caráter mágico em que um fato histórico se amplifica e se transforma sob o efeito da evocação poética ou da imaginação popular. É transmitida oralmente pelas pessoas de um determinado grupo social, um povo, ou uma sociedade, visando explicar coisa do mundo e do universo misturando fatos reais, imaginários ou fantasiosos.

Conforme vão se popularizando, as lendas tendem a ser reproduzidas e registradas em forma de contos e histórias escritas, principalmente em livros. Etimologicamente, a palavra lenda vem do latim medieval que quer dizer “aquilo que deve ser lido”.

As lendas tentam fornecer explicações para todos os acontecimentos e situações, inclusive para coisas que não apresentam explicação científica comprovada, como por exemplo os supostos fenômenos sobrenaturais. A lenda pode ser explicada como uma degeneração do mito, porque como são repassadas oralmente de geração a geração, e com o passar do tempo sendo alteradas. Como diz o ditado popular: “quem conta um conto, aumenta um ponto”.

Devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tão pouco uma verdade absoluta.. 

Veja abaixo lendas de alguns Orixás cultuados no Brasil:


fonte. casadeoxala.eti.br
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário