10 de jan. de 2016

Calendário Anual de Umbanda


Janeiro 

*17/01 Senhor do Bonfim - Comemoramos nesse dia a linha de baianos e cangaceiros.

*20/01 Oxóssi - Orixá da caça, da busca e do conhecimento que habita nas matas. Elemento vegetal, ponto de força nas matas. Dia de São Sebastião.


Fevereiro

*02/02 Iemanjá - Em alguns terreiros nesse dia é comemorado o dia de Iemanjá com o sincretismo com a Nossa senhora dos Navegantes.


Abril

*23/04 Ogum - Orixá guerreiro, aquele que “quebra” demandas e abre caminhos com sua ordenação militar. Elemento Ar, ponto de força nos caminhos. Dia de São Jorge.


Maio

*13/05 Pretos Velhos - Dia da Libertação dos escravos.

*24/05 Santa Sara Kalí - Padroeira dos Ciganos, pode sincretizar com Egunitá.


Junho

*24/06 Xangô - Orixá da justiça dos raios e equilíbrio. Rege o elemento fogo, ponto de força pedreiras e montanhas. Dia de São João Batista.


Julho

*26/07 Nanã Buruquê - Orixá da sabedoria da calma e evolução, é considerada a mais velha como uma avó. Elemento água e terra, ponto de força nos lagos. Dia de Santa Ana.


Agosto

*16/08 Obaluayê - Orixá ancião da cura, sabedoria e evolução, senhor das passagens. Elemento terra e água, ponto de força no cemitério e no mar. Dia de São Roque.

*24/08 Toque de Exú - Neste dia é realizado uma grande festa em homenagem aos Exús e Pombas-giras, agradecendo sempre o amparo, a dedicação com que cuida de nós.


Setembro

*27/09 Cosme e Damião - Dia em que se comemora a presença das crianças na Umbanda.


Novembro

*02/11 Omulú - Orixá ancião da terra, dos términos e da morte, também trás aspectos de cura como o “fim” da doença, ponto de força no cemitério e no mar. Dia de Finados.

*15/11 Dia da Umbanda - 15/11/1908 Zélio Fernandino de Moraes incorpora pela primeira vez o “Caboclo das Sete Encruzilhadas” o que é considerado primeira manifestação pura de Umbanda.


Dezembro

*04/12 Iansã - Orixá guerreira e da justiça, portadora de espada e direcionadora das situações. Elemento ar, ponto de força nas pedreiras. Dia de Santa Bárbara.

*08/12 Iemanjá - Orixá Mãe de todos, aspectos maternais, geradores e criativos. Elemento água, ponto de força no mar. Dia de Nossa Senhora da Conceição.
Obs: Em alguns terreiros também é festejado no dia 2 de fevereiro

*08/12 Oxum - Orixá do amor, do ouro e da prosperidade. Elemento mineral e aquático, ponto de força nas cachoeiras. Dia de Nossa Senhora Aparecida

*25/12 Oxalá – É o Obatalá (Orixá que se veste de branco), o Orixalá (o maior dos Orixás). Orixá da fé, da paz e da pureza. Aparece sempre acima dos outros Orixás, no topo do altar, o que é facilmente explicado pois sem fé, paz e caridade não há religião.
Tem seu ponto de força em campos abertos, mirantes e todos os lugares que possa sentir sua paz. Natal.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário