29 de out. de 2015

2 de Novembro, Dia de Finados na Umbanda (Almas Benditas)

A comemoração dos mortos, hoje denominada Dia de Finados, teve origem na antiga Gália, povo de origem Celta que ocupava o antigo território europeu entre as atuais França e Itália. Era no dia primeiro de novembro que eles celebravam a festa dos espíritos. Não nos cemitérios - os gauleses não honravam os cadáveres -, mas sim em seus lares, onde os Druidas (pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta) falavam com as almas dos que haviam partido. Eles acreditavam que os bosques e os pântanos eram povoados por espíritos errantes. 


No século I as pessoas religiosas já rezavam por seus falecidos, mas somente por aqueles que morriam sem martírio; os que morriam martirizados eram considerados heróis e, portanto, já teriam um “lugar no céu”, assim não precisavam de orações em seu intermédio. No século IV, encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. A partir do século V, a Igreja Católica dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e nem se lembrava; sendo que, no século XI, os Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX obrigam os cristãos a dedicarem um dia por ano aos mortos.

Então, desde o século XIII, este dia anual de oração por todos os mortos é realizado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Contudo, somente no Brasil a data tem este nome. Na realidade, esta data celebra a lembrança dos “fiéis defuntos” e não o dia de finados.

 Adentrando-se a fundo no significado e na origem das palavras (etimologia), há uma diferença relevante no significado dos termos. A palavra finado significa, em sua origem, aquele que se finou, ou seja, que teve seu fim, que se acabou, que foi extinto. A palavra defunto, por sua vez, originada no latim, era o particípio passado do verbo “defungor", que significava satisfazer completamente, desempenhar a contento, cumprir inteiramente uma missão. Mais tarde, foi utilizada e difundida pelo cristianismo, para dizer que uma pessoa morta era aquela que já havia cumprido toda a sua missão de viver. Porém, atualmente, tornou-se sinônimo de cadáver.

Na Umbanda, dia 02 de novembro é o dia das Almas Benditas. É o dia dedicado para homenagear as Santas Almas que trabalham anonimamente na espiritualidade, nos bastidores, fazendo caridade e auxiliando aos encarnados e desencarnados em muitas missões e tarefas. E também para orar pelas almas sofredoras e, muitas vezes, errantes.

Muitas Casas de Umbanda costumam homenagear Obaluaê neste dia, pelo fato de que este Orixá é o Senhor da Transmutação, da passagem e é o chefe da Linha das Almas. Contudo, Obaluaê tem seu dia próprio de homenagem, que é dia 17 de dezembro. Podemos e devemos rezar para pedir a Obaluaê que proteja, abençoe e encaminhe as almas.

Portanto, para nós umbandistas, dia 02 de novembro não é dia de luto e nem de tristeza. Não nos lastimamos pela morte, mas sim celebramos a vida espiritual e o maravilhoso trabalho dos desencarnados em prol de seus irmãos sofredores.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário